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INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO AGROFLORESTAL NA AMAZÔNIA CENTRAL

Breno Pinto Rayol, Fabrízia de Oliveira Alvino-Rayol

Resumo


O objetivo do presente trabalho é discorrer sobre a importância das ações extensionistas integradas com atividades de ensino e pesquisa no contexto agroflorestal, visando à construção participativa de alternativas promissoras a agricultura familiar na Amazônia. A partir das demandas identificadas pelas atividades de pesquisa-ação foram articuladas atividades acadêmicas de ensino para o desenvolvimento de ações extensionistas usando metodologia participativa.  As observações relatadas reforçam o papel da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e a sua importância para a transição agroecológica. O trabalho destacou que a integração dos diferentes atores sociais é indispensável para a construção do conhecimento agroflorestal. A articulação de atividades acadêmicas com as demandas da comunidade gera benefícios à universidade e à sociedade em geral.


Palavras-chave


Agrossilvicultura; Agroecologia; Agricultura Familiar

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i19.62504