INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO AGROFLORESTAL NA AMAZÔNIA CENTRAL

Autores

  • Breno Pinto Rayol
  • Fabrízia de Oliveira Alvino-Rayol

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i19.62504

Palavras-chave:

Agrossilvicultura, Agroecologia, Agricultura Familiar

Resumo

O objetivo do presente trabalho é discorrer sobre a importância das ações extensionistas integradas com atividades de ensino e pesquisa no contexto agroflorestal, visando à construção participativa de alternativas promissoras a agricultura familiar na Amazônia. A partir das demandas identificadas pelas atividades de pesquisa-ação foram articuladas atividades acadêmicas de ensino para o desenvolvimento de ações extensionistas usando metodologia participativa.  As observações relatadas reforçam o papel da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e a sua importância para a transição agroecológica. O trabalho destacou que a integração dos diferentes atores sociais é indispensável para a construção do conhecimento agroflorestal. A articulação de atividades acadêmicas com as demandas da comunidade gera benefícios à universidade e à sociedade em geral.

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Publicado

2019-07-02

Como Citar

Rayol, B. P., & Alvino-Rayol, F. de O. (2019). INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO AGROFLORESTAL NA AMAZÔNIA CENTRAL. Extensão Em Foco, (19). https://doi.org/10.5380/ef.v0i19.62504

Edição

Seção

Relato de Experiência