Tutoria Acadêmica (“Mentoring”): relato de experiência de um tutorado a tutor

Autores

  • Matheus Francoy Alpes Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP/USP)
  • Aline Epiphanio Wolf Docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i16.55133

Palavras-chave:

tutoria, tutor, universidades, fonoaudiologia

Resumo

A Tutoria Acadêmica (“Mentoring”) é considerada uma modalidade em que uma pessoa mais experiente, denominada tutor, acompanha de perto, orienta e estimula – a partir de sua experiência, conhecimento e comportamento – um jovem iniciante em sua jornada universitária. Relato de experiência de um ex-aluno tutorado e que atualmente é tutor, a partir de sete encontros quinzenais com estudantes do primeiro ano do curso de Fonoaudiologia, entre março e maio de 2017. O tutor foi responsável por auxiliar, juntamente com o docente responsável, os graduandos quanto às questões cotidianas da Universidade e também por levantar demandas pessoais dos tutorados quanto a diversos tópicos, auxiliando-os no processo de ingresso e adaptação à vida universitária. Foi um momento de troca de experiências, ideias, discussões e orientações acerca de temas que envolvem o âmbito pessoal, profissional e social dentro e fora da Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Francoy Alpes, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP/USP)

Fonoaudiólogo e Mestrando em Medicina (Clínica Médica) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP)

Referências

AGUILAR-DASILVA, R.H; PERIM, G.L; ABDALLA, I.G; COSTA N.M.S.C; LAMPERT, J.B; STELLA, R.C.R. Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas. Revista Brasileira de Educação Médica, 2009.

BELLODI, P.L; MARTINS, M.A. Tutoria: mentoring na formação médica. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2005.

BOTTI, S.H.O; REGO, S.Preceptor, Supervisor, Tutor e Mentor: Quais são Seus Papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, 32 (3) : 363–373; 2008.

BUDDEBERG-FISCHER, B; STAMM, M. Mentoring in Medicine: Forms, Concepts and Experiences. State Secretariat for Education and Research. SER, Suíça, 2012 [capturado 22 jul. 2017]. Disponível em:<http://www.med.uzh.ch/Nachwuchsfoerderung/mentoring_report.pdf>.

CEZAR, P. H. N. Transição paradigmática na Educação Médica: um olhar construtivista dirigido à Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Brasileira de Educação Médica 34(2): 298-303, 2012.

CHAVES, L.G. a Tutoria como Estratégia Educacional no Ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica 38 (4) : 532-541; 2014.

DINIZ, A. M; ALMEIDA, L. S. Adaptação à universidade em estudantes de primeiro ano: Estudo diacrónico da interacção entre o relacionamento com pares, o bem-estar pessoal e o equilíbrio emocional. Análise Psicológica, 1(XXIV), 29-38, 2006.

ESPIN-NETO, A. et al. “Carta de Marília”. Marília: X Congresso Paulista de Educação Médica, 2016.

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Programa de Tutoria. Capturado em http://www.fmrp.usp.br/a-faculdade/estrutura-administrativa/centros-deapoio/site-caep/programas-desenvolvidos/tutoria/ Acesso em:21/04/2017.

FERNANDES, W.L; COSTA, C.S.L. Possibilidades da Tutoria de Pares para Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Técnico e Superior. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 21, n. 1, p. 39-56, Jan.-Mar., 2015

IZECKSOHN, M.M.V; JUNIOR, J.E.T; STELET, B.P; JANTSCH, A.G. Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade: desafios e realizações em uma Atenção Primária à Saúde em construção. Ciências e Saúde Coletiva, vol.22 n.3 Rio de Janeiro Mar. 2017

MARTINS, A.F; BELLODI, P.L. Mentoring in medical students: a humane and developmental experience. Interface (Botucatu), 20(58):715-26, 2016.

SÃO PAULO. Assembleia Legislativa de São Paulo. Comissão Parlamentar de Inquérito “Violações dos Direitos Humanos nas Faculdades Paulistas”. Relatório Final. São Paulo, 2015.

Publicado

2018-05-15

Como Citar

Alpes, M. F., & Wolf, A. E. (2018). Tutoria Acadêmica (“Mentoring”): relato de experiência de um tutorado a tutor. Extensão Em Foco, (16). https://doi.org/10.5380/ef.v0i16.55133

Edição

Seção

Relato de Experiência