Open Journal Systems

Práticas educativas relacionadas à saúde para crianças de 4 a 10 anos. Projeto Coraçõezinhos apaixonados: um relato de experiência.

Pamella Donadoni Coelho, Hellen Katianne Gomes Queiroz, Ana Paula Souza Pereira, Paula Pereira Vieira, Rafael de Oliveira Alvim, Carlos Alberto Mourão Júnior, Camila Maciel Oliveira

Resumo


O presente artigo reflete sobre educação alimentar, educação nutricional e promoção da saúde, realizadas pelo projeto Coraçõezinhos Apaixonados, a partir de uma metodologia lúdica, tendo como objetivo principal levar conhecimento sobre saúde para as crianças das escolas de Juiz de Fora e Baependi, ambas em Minas Gerais. O objetivo não se limitou apenas a levar conhecimentos mas, também, preocupou-se em motivar as crianças a aprender, analisar, avaliar as fontes de informações, tornando-as capazes de escolher inteligentemente seu comportamento com base no conhecimento adquirido. A participação dos alunos é de suma importância, com feedback imediato, demonstrando, assim, que eles de fato absorveram a mensagem, retransmitindo-a em casa, aos pais, à família, podendo mudar algum hábito. As atividades desenvolvidas são descritas focalizando-se nos temas abordados, no tipo de ação educativa e seus materiais ou recursos estratégicos. Os recursos foram adequados ao público infantil, uma vez que estes foram condizentes com ações do sujeito ativo e do agente multiplicador, na possibilidade da promoção da saúde nas escolas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v1i13.45888