INTERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL: O CASO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE) / UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i9.38915Palavras-chave:
interação interinstitucional, educação básica, formação continuada.Resumo
O Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) implementado pela UFPR, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, é um exemplo das interações necessárias para assegurar a efetividade e a sustentabilidade da extensão universitária. Objetiva oferecer subsídios para um trabalho de formação continuada com reflexão crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente e coletiva das identidades profissionais. Metodologicamente, o PDE dá ênfase no aprofundamento teórico, na integração teórico-prática, na troca de experiências, na produção de materiais didáticos e na interlocução entre professores das escolas da rede de ensino estadual básico e da universidade. Esse modelo de formação continuada, que ocorre durante dois anos, proporciona ao professor retorno às atividades acadêmicas de sua área de formação inicial. O Programa é estruturado em três grandes eixos: atividades de integração teórico-práticas, atividades de aprofundamento teórico e atividades didático-pedagógicas com suporte tecnológico. Os principais resultados: três turmas formadas com projetos de intervenção na escola, já implantados em escolas do ensino básico localizadas em Curitiba, União da Vitória e municípios das Regiões Metropolitanas Norte e Sul de Curitiba, e do Litoral Norte e Sul do Paraná. Conclusão: A universidade apropriou-se de uma metodologia para a formação continuada, ampliou sua rede de aliança e pretende consolidar a relação Universidade com a Escola e facilitar o diálogo com os agentes educacionais da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.

Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

