GRUPO DE ESTUDOS PAIDEIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO HUMANISTA NA UNIVALI
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i5.24963Palavras-chave:
Paideia, formação, humanismo, indivíduo, sociedadeResumo
O Grupo de Pesquisa e Extensão Paideia é um projeto desenvolvido na Univali que tem por objetivo formar jovens com base no modelo humanista clássico, atualizado às necessidades do mundo de hoje. Para tanto, o Grupo estimula os acadêmicos participantes ao estudo, à pesquisa científica, às práticas de extensão, bem como à inserção no mercado de trabalho. Assim, ao trabalhar com jovens estudantes universitários, acaba beneficiando não somente a eles, mas também a toda a comunidade acadêmica e também à comunidade municipal. As atividades do Grupo Paideia se iniciaram no campus de Itajaí da Univali, onde o Grupo já conta com mais de 10 anos, desde quando se iniciou como um Grupo de Estudos da obra Paideia: a formação do homem grego, de Werner Jaeger. O presente artigo tem por objetivo relatar as atividades realizadas no projeto de implantação de um Grupo de Estudos Paideia na região da Grande Florianópolis, atingindo os campi de São José e Biguaçu e Unidade do Kobrasol, todos da Univali. O projeto foi desenvolvido durante dois anos com fomento da Univali. Nesse período, o Grupo de Estudos se estabeleceu, realizando-se encontros semanais para estudo da Paideia. Além disso, foram também realizados eventos internos e externos ao Grupo. Com o término do projeto, ressalta-se que a semente do Grupo Paideia foi plantada, o que possibilitará o desenvolvimento das demais atividades atualmente realizadas com reconhecido sucesso em Itajaí.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional