A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NOS PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO POPULAR

Autores

  • Maristela Romagnole de Araújo Jurkevicz UEL
  • Regina Célia Escudero César
  • Rozinaldo Antonio Miani UEL

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i4.24877

Palavras-chave:

comunicação comunitária, organização popular, Jardim União da Vitória, história de vida.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca da importância da comunicação comunitária nos processos de organização popular. Para tanto, procuramos situar a comunicação como um instrumento que busca resgatar a cidadania da população oprimida em um processo que privilegia o grupo como sujeito ativo de transformação social. Analisamos, ainda, algumas experiências comunicativas desenvolvidas no âmbito de uma intervenção acadêmica que subsidiaram processos de organização e articulação de grupos populares e que reafirmam a contribuição que a comunicação comunitária pode proporcionar em tais processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Romagnole de Araújo Jurkevicz, UEL

Maristela Romagnole de Araújo Jurkevicz - Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina.
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina.

Regina Célia Escudero César

Regina Célia Escudero César - Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutoranda em Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). 

Rozinaldo Antonio Miani, UEL

Rozinaldo Antonio Miani - Doutor em História pela Unesp/Campus Assis. Professores do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR).

Downloads

Como Citar

Jurkevicz, M. R. de A., César, R. C. E., & Miani, R. A. (2009). A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NOS PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO POPULAR. Extensão Em Foco, (4). https://doi.org/10.5380/ef.v0i4.24877

Edição

Seção

Dossiê - Comunicação