Investigando o planejamento de professores de 1ª a 4ª sériesobre seres vivos: fungos
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i3.24862Palavras-chave:
seres vivos, fungos, obstáculos epistemológicos, formação continuada de professores, BachelardResumo
Esse estudo está fundamentado na necessidade de se conhecer o pensamento de professores das séries iniciais sobre seres vivos com ênfase na discussão do tema fungos. Para isso, propusemos duas atividades nas quais os professores descreveram como trabalham com o tema. As análises foram realizadas a partir dos obstáculos epistemológicos de Bachelard. Os resultados indicaram que os professores apresentaram os seguintes obstáculos: o obstáculo da experiência concreta, que se relaciona a mera descrição do assunto; o obstáculo do conhecimento geral, que é caracterizado por respostas gerais e vagas; o obstáculo verbal, no qual as respostas dadas têm o caráter explicativo, mas são genéricas e o obstáculo pragmático, que propicia uma visão utilitarista. Este estudo permitiu perceber a necessidade de ampliar e ressignificar conceitos sobre seres vivos, especialmente fungos, em professores das séries iniciais.
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