Investigando o planejamento de professores de 1ª a 4ª sériesobre seres vivos: fungos

Autores

  • Suzele Novossate UFPR
  • Christiane Gioppo UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i3.24862

Palavras-chave:

seres vivos, fungos, obstáculos epistemológicos, formação continuada de professores, Bachelard

Resumo

Esse estudo está fundamentado na necessidade de se conhecer o pensamento de professores das séries iniciais sobre seres vivos com ênfase na discussão do tema fungos. Para isso, propusemos duas atividades nas quais os professores descreveram como trabalham com o tema. As análises foram realizadas a partir dos obstáculos epistemológicos de Bachelard. Os resultados indicaram que os professores apresentaram os seguintes obstáculos: o obstáculo da experiência concreta, que se relaciona a mera descrição do assunto; o obstáculo do conhecimento geral, que é caracterizado por respostas gerais e vagas; o obstáculo verbal, no qual as respostas dadas têm o caráter explicativo, mas são genéricas e o obstáculo pragmático, que propicia uma visão utilitarista. Este estudo permitiu perceber a necessidade de ampliar e ressignificar conceitos sobre seres vivos, especialmente fungos, em professores das séries iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzele Novossate, UFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, participante voluntária das atividades realizadas no Vale do Ribeira pela UFPR. <sz_bio@yahoo.com.br>.

Christiane Gioppo, UFPR

Doutora em Educação Científica. Universidade Federal do Paraná-UFPR/ Departamento de Teoria e Prática de Ensino/ Setor de Educação. Rua General Carneiro, 460/ 5º. - 506 Curitiba PR 80060-150. Fone: 3360-5195 <cgioppo@yahoo.com>.

Downloads

Como Citar

Novossate, S., & Gioppo, C. (2009). Investigando o planejamento de professores de 1ª a 4ª sériesobre seres vivos: fungos. Extensão Em Foco, (3). https://doi.org/10.5380/ef.v0i3.24862

Edição

Seção

Artigo Original