Open Journal Systems

Investigando o planejamento de professores de 1ª a 4ª sériesobre seres vivos: fungos

Suzele Novossate, Christiane Gioppo

Resumo


Esse estudo está fundamentado na necessidade de se conhecer o pensamento de professores das séries iniciais sobre seres vivos com ênfase na discussão do tema fungos. Para isso, propusemos duas atividades nas quais os professores descreveram como trabalham com o tema. As análises foram realizadas a partir dos obstáculos epistemológicos de Bachelard. Os resultados indicaram que os professores apresentaram os seguintes obstáculos: o obstáculo da experiência concreta, que se relaciona a mera descrição do assunto; o obstáculo do conhecimento geral, que é caracterizado por respostas gerais e vagas; o obstáculo verbal, no qual as respostas dadas têm o caráter explicativo, mas são genéricas e o obstáculo pragmático, que propicia uma visão utilitarista. Este estudo permitiu perceber a necessidade de ampliar e ressignificar conceitos sobre seres vivos, especialmente fungos, em professores das séries iniciais.

Palavras-chave


seres vivos; fungos; obstáculos epistemológicos; formação continuada de professores; Bachelard

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i3.24862