Os reflexos de uma política de acesso à educação infantil destinada a bebês e crianças desnutridas

Autores

Palavras-chave:

educação infantil, desnutrição, acesso, intersetorialidade

Resumo

Este artigo analisa como o programa Creches e Centros de Atendimento à Infância Caxiense (CCAIC), proposta intersetorial de segurança alimentar e nutricional, do município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro, que possui como critério de matrícula a desnutrição e/ou risco nutricional das crianças, tem traduzido as demandas sociais dos bebês, crianças e famílias, e seus possíveis efeitos na vida desses sujeitos. Para tanto, delineamos o histórico dessa política pública de combate à desnutrição; trazemos alguns achados advindos da análise diagnóstica da rede pública de educação infantil; e, por fim, analisamos os possíveis efeitos dessa política pública na garantia do direito ao acesso à creche, bem como vislumbramos demandas para uma política intersetorial de atendimento aos bebês e crianças. São explorados dilemas e tensões dessa política que tem como tarefa a mitigação da pobreza, como, por exemplo: a produção de um olhar preconceituoso sobre bebês, crianças e famílias, já que a ênfase está na noção de carência; a multidimensionalidade do ato de se alimentar, extrapolando uma perspectiva fisicalista dos nutrientes para a discussão da alimentação; a cristalização dos critérios de matrícula, naturalizando o comprometimento dos preceitos constitucionais e o princípio de igualdade que garantem a educação infantil para todas as crianças.

Biografia do Autor

Marina Castro e Souza, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense / UERJ

Professora do Departamento Ciências e Fundamentos da Educação, na área de Psicologia da Educação, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela PUC-Rio (2017) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Possui especialização em Docência e Educação Básica pela UFF (2009), graduação em Psicologia pela UFRJ (2006). Atualmente é vice-coordenadora do grupo de pesquisa Educação Infantil e políticas públicas (EIPP), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Bruno Tovar Falciano

Doutor em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), possui mestrado em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialização em educação infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e gradução em engenharia de produção mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É membro do grupo de pesquisas Educação Infantil e Políticas Públicas (EIPP) onde investiga temas relacionados à avaliação, monitoramento, proposição e implementação de políticas públicas para educação. Seus trabalhos recentes trataram da avaliação da rede escolar de educação infantil, da expansão da escolaridade obrigatória e do programa Proinfância. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação infantil, na área de gestão e na área de análise de dados, bem como é especialista em finanças corporativas pelo IBMEC e mediador de conflitos pelo Instituto MEDIARE. 

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Castro e Souza, M., & Falciano, B. T. (2023). Os reflexos de uma política de acesso à educação infantil destinada a bebês e crianças desnutridas. Educar Em Revista, 39, e87500. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87500

Edição

Seção

DOSSIÊ Educação, Saúde e Assistência às Infâncias: saberes, conhecimentos e práticas sociais