Bourdieu e o Brasil: esboço de uma genealogia acadêmica

Autores

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Sociologia da Educação, Campo Acadêmico.

Resumo

A difusão e apropriação do pensamento de Pierre Bourdieu no Brasil tem se consolidado como objeto de estudo nas duas últimas décadas no interior das Ciências Sociais. O presente artigo junta-se, pois, a esta frente de análise, com o escopo circunscrito aos pesquisadores brasileiros que atuaram como divulgadores das ideias e das obras de Bourdieu entre as décadas de 1960 e 1990, a partir de contato direto e indireto com o sociólogo francês. Com o objetivo de compreender o papel desses então jovens investigadores na difusão do pensamento bourdieusianos no Brasil, construímos um esboço da genealogia acadêmica de Bourdieu no Brasil a partir de dados extraídos das plataformas Lattes e Acácia, de entrevistas e relatos de experiências publicados no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) e em periódicos científicos, bem como de contato direto com os sujeitos mapeados. Os resultados apontam para a existência de uma divulgação científica que ocorreu não apenas através da tradução de trabalhos originais de Bourdieu para o português e da publicação de artigos e coletâneas sobre sua obra, como também através da circulação de suas ideias por meio de cursos, palestras e orientações, de modo que esses interlocutores assumiram uma posição central na consolidação deste autor no campo acadêmico brasileiro.

Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM); Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (Bolsa Erasmus Mundus), com Pós-Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Atua nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC). Foi rofessor visitante na Universidade Nacional do Litoral (Argentina), na Universidade da República (Uruguai), na Universidade de Hradec Králové (República Tcheca), na Universidade Jaguelônica (Polônia), na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), na Universidade de Gante (Bélgica) e na San Diego State University (Estados Unidos). Pesquisador CNPq.

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Silva, C. F. da, & Oliveira, A. (2022). Bourdieu e o Brasil: esboço de uma genealogia acadêmica. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85995

Edição

Seção

Dossiê Pierre Bourdieu – após 20 anos qual o legado de sua obra para pesquisas em educação?