Limites democráticos de um projeto de formação comum a todos

Autores

Palavras-chave:

Pós-fundacionalismo, Comum, Sujeito, Conhecimento, Democracia

Resumo

A escrita deste texto é mobilizada pelo incômodo causado por aquilo que se argumenta ser a “naturalização” da ideia de comum, presente nas teorias e nas políticas curriculares. É a partir desse incômodo que se propõe refletir sobre as significações de sujeito e, consequentemente, definições de conhecimento que têm sido mobilizadas nas teorias e nas políticas curriculares. Assumindo uma postura desconstrutiva derridiana, problematiza-se as pretensões democráticas de discursos que projetam a formação de identidades comuns preenchidas por conhecimentos significados como universais. Desenvolve-se argumentos sustentados nas contribuições da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, em interlocução com reflexões produzidas por Jacques Derrida na crítica que o filósofo faz ao logocentrismo. Sem a pretensão de oferecer verdades definitivas, este texto configura-se como um convite para que se possa refletir sobre a necessidade de desestabilizar as normas e expor seus limites, desconstruindo os frágeis pilares de estruturas que sustentam as pretensões democráticas de projetos de formação comum. Aposta-se na potencial hiperpolitização da luta social, que se abre com a apropriação das contribuições teóricas apresentadas neste texto.

Biografia do Autor

Talita Vidal Pereira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Bolsista Produtividade 2 CNPq (2020- 2022). Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2018- atual). Procientista UERJ (2015 – atual). Professora Associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ lotada no Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (PROPEd-UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Currículo e Avaliação (CNPQ). Secretária Geral da Associação Brasileira de Currículo (ABdC 2021-2023). Integra a Rede Latino-americana de Teoria do Discurso e do Grupo de Trabalho de Currículo (GT 12) da Anped. Coordenou o PPGECC/FEBF/UERJ (2014-2017).  Atuação na Educação Básica de 1985 a 2012.

Matheus Saldanha do Amaral Reis, Doutorando Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). Bolsista FAPERJ. Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu-UNIRIO). Possui licenciatura em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisador da área de currículo.

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Pereira, T. V., & Reis, M. S. do A. (2022). Limites democráticos de um projeto de formação comum a todos. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85861

Edição

Seção

Dossiê Sujeito e Conhecimento: articulações em contextos de formação e atuação docente