A influência mexicana na educação brasileira: as missões culturais de educação como modelo para as missões rurais de educação

Autores

Resumo

Este artigo busca analisar as intencionalidades e dispositivos conformadores das Missões Rurais de Educação inspiradas diretamente pelo programa governamental mexicano das Missões Culturais de Educação, iniciado nos anos 1940. Tais experiências se efetivaram no contexto do projeto de desenvolvimento econômico desses países com base na difusão dos princípios da racionalização do trabalho para as áreas rurais e no aprofundamento da vivência dos hábitos, atitudes e valores característicos dos espaços urbano-industriais. As Missões Rurais de Educação foram organizadas no Brasil entre os anos de 1950 e 1951 na forma de uma experiência piloto que veio desdobrar-se nos anos subsequentes no apoio a iniciativas de mesma natureza adotadas em outras localidades rurais do país. Tanto a iniciativa mexicana quanto a brasileira possuíam como seu intento a transformação das comunidades rurais em que as Missões se efetivavam em polos de irradiação de um novo padrão de vivência econômica, política e social baseado no associativismo e na criação de espaços de organização da vida política em nível local.

Biografia do Autor

Flávio Anício Andrade, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Professor Associado vinculado ao Departamento Educação e Sociedade da UFRRJ/Câmpus Nova Iguaçu. Membro do Laboratório de História da Educação Latino-americana (LHELA), do Laboratório de Estudos e Aprontos Multimídia (LEAM) e do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da UFRRJ (PPGEA). Atua na área de História da Educação.

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Andrade, F. A. (2022). A influência mexicana na educação brasileira: as missões culturais de educação como modelo para as missões rurais de educação. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84525

Edição

Seção

Dossiê - Educação Rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente