Contribuições de uma ação avaliativa para o movimento em rede da feira de matemática: um estudo de caso

Autores/as

  • Marília Zabel Instituto Federal Catarinense, Rio do Sul, Santa Catarina
  • Morgana Scheller Instituto Federal Catarinense, Rio do Sul, Santa Catarina

Palabras clave:

Postura avaliativa, Diálogo, Avaliação na Feira de Matemática

Resumen

Na Feira de Matemática (FMat), a avaliação dos trabalhos, em seu caráter formativo, visa fornecer um panorama acerca do que foi desenvolvido pelos autores de modo a contribuir com aspectos pertinentes de serem revisitados, propiciando assim, quando apropriado, a continuidade e melhores resultados dos estudos. No entanto, há pesquisas que indicam que esse propósito ocorre apenas pontualmente. Face a isso, a partir de uma perspectiva qualitativa e interpretativa, nos propomos analisar as contribuições para o Movimento em Rede da Feira de Matemática (MRFMat) de uma ação avaliativa pautada numa perspectiva dialógica. A investigação envolveu o desenvolvimento dessa ação avaliativa em duas diferentes edições regionais de Santa Catarina de FMat realizadas em 2019. Os dados para análise foram produzidos por meio de entrevistas com três expositores de dois trabalhos expostos nas referidas regionais e que participaram da ação. O processo analítico indica que essa ação avaliativa, quando realizada na perspectiva dialógica e formativa, contribui: (i) para o sujeito expositor no tocante à formação e desenvolvimento de atitudes, conceitos e emoções; (ii) para o trabalho exposto no que tange à qualidade científica e perspectivas de continuidade; (iii) para a dinâmica do processo avaliativo no tocante ao sujeito avaliador. Concluímos que a ação corrobora com as pretensões qualitativas de avaliação defendidas pelo Movimento, constituindo-se assim um potencial de avaliação dialógica para a FMat.

Publicado

2023-12-12

Cómo citar

Zabel, M., & Scheller, M. (2023). Contribuições de uma ação avaliativa para o movimento em rede da feira de matemática: um estudo de caso. Educar Em Revista, 39, e82008. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82008

Número

Sección

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