La construcción del campo de la educación ambiental: análisis, biografias y futuros posibles

Autores/as

  • Ana Tereza Reis da Silva Universidade de Brasília

Resumen

A datar de sua primeira aparição conceitual em 1972 na Declaração de Estocolmo, resultante da 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, o campo da Educação Ambiental (EA) tem sido atravessado por uma pluralidade de práticas, discursos e sujeitos.

Entre os autores que se ocupam de estudar esse aspecto, parece prevalecer o entendimento de que isso se deve, em boa medida, aos aportes teóricos que os educadores ambientais acionam, desde seus pertencimentos disciplinares, para analisar, prevenir e mitigar os problemas socioambientais de nosso tempo. Ademais, reconhecem que essa pluralidade não é apenas traço marcante de um campo teórico-prático relativamente jovem, mas sim uma de suas características fundamentais, constituindo, portanto, parte inerente de sua identidade e singularidade.

Publicado

2014-10-28

Cómo citar

Reis da Silva, A. T. (2014). La construcción del campo de la educación ambiental: análisis, biografias y futuros posibles. Educar Em Revista, p. 165–168. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38363

Número

Sección

Resenhas