Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso

Autores

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho UFPA
  • Mauro Cezar Coelho UFPA

Resumo

A Lei 10.639/2003, desde que foi promulgada, engendrou uma nova dinâmica nas escolas. Instados pelas determinações legais, gestores e professores formularam alternativas para fazer frente aos dispositivos que introduziram as temáticas da História da África e da Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares do Ensino Fundamental. A análise sobre essas iniciativas evidencia mais do que a visão que esses agentes escolares cultivam sobre as temáticas propostas. Ela viabiliza um quadro singular do ambiente escolar, de suas virtudes e vícios. A partir da análise de seis escolas, de quatro Estados da Região Norte, o artigo demonstra que o improviso e a “boa intenção” superam, em muito, o investimento em pesquisa e formação continuada, para o enfrentamento da questão étnico-racial. Os resultados positivos, importantíssimos para os alunos, não escondem a fragilidade das iniciativas.

Biografia do Autor

Wilma de Nazaré Baía Coelho, UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará; Pesquisadora do CNPq; Coordenadora do Núcleo deEstudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais/GERA (UFPA),

Mauro Cezar Coelho, UFPA

Doutor em História pela Universidade de São Paulo; Professor Adjunto da UniversidadeFederal do Pará; Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores eRelações Étnico-Raciais/GERA (UFPA).

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Publicado

2013-03-30

Como Citar

Coelho, W. de N. B., & Coelho, M. C. (2013). Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso. Educar Em Revista, 29(47), p. 67–84. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31339

Edição

Seção

Dossiê Temático