Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal

Autores

  • Renato Moreira Arcieri Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Tânia Adas Saliba Rovida Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Daniela Pereira Lima Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Artênio José Isper Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista – UNESP.
  • Cléa Adas Saliba Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Palavras-chave:

Pré-Escolar, Educação em Saúde, Saúde Bucal

Resumo

A figura do professor exerce grande influência sobre o comportamento dos alunos, pelo contato diário durante longo tempo. O objetivo do presente trabalho foi analisar o conhecimento dos professores de escolas estaduais e municipais de educação infantil no que diz respeito à saúde bucal. Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa com 164 professores, utilizando-se um questionário, autoaplicável, com perguntas sobre o tema. Os mesmos foram digitados e analisados pelo programa Epi Info, 3.5.1. Entre os resultados obtidos, pode-se observar que 94,5% relataram atuar em escolas que possuem atividades de educação em saúde bucal. Sobre as informações a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal, 85,4% relataram ter recebido em algum momento. Segundo eles, a informação foi fornecida principalmente pelo cirurgião dentista (64,3%), alunos FOA-UNESP (16,4%), família (5,7%). 95,7% responderam saber o que é cárie dentária. Dentre esses indivíduos, 12,2% relacionaram-na a resíduos acumulados no dente. No que se refere à função do flúor em relação à cárie dentária, 88,4% indicaram conhecê-la. Destes, 50,3% atribuíram ao mesmo a função de proteção da estrutura dental. Pode-se concluir que embora a escola seja um espaço importante de informação, esta é ainda muito pouco aproveitada, os professores possuem pouco conhecimento a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal e necessitam de maiores informações para abordarem com segurança estes temas em sala de aula.

Biografia do Autor

Renato Moreira Arcieri, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista – UNESP

Professor Assistente Doutor. Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, São Paulo - Brasil.

Tânia Adas Saliba Rovida, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista – UNESP

Professora Assistente Doutora. Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, São Paulo - Brasil.

Daniela Pereira Lima, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista – UNESP

Doutoranda do programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Artênio José Isper Garbin, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Professor Adjunto do Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, São Paulo - Brasil.

Cléa Adas Saliba Garbin, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Professora Adjunto do Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, São Paulo - Brasil.

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Publicado

2013-03-11

Como Citar

Arcieri, R. M., Rovida, T. A. S., Lima, D. P., Garbin, A. J. I., & Garbin, C. A. S. (2013). Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal. Educar Em Revista, 29(47), p. 301–314. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376

Edição

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