Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA

Autori

  • Inês Barbosa de Oliveira

Parole chiave:

adult education, practiced curriculum, curricular organization for adult education, educação de jovens e adultos, currículos praticados, organização curricular na EJA

Abstract

Esse texto aborda alguns pontos da reflexão curricular contemporânea, no
que se refere ao estudo de novas formas de organização curricular destinadas
à educação de jovens e adultos. Em seu início, traz uma breve abordagem
histórica a respeito da educação de jovens e adultos no Brasil, que tem por
objetivo situar o leitor no debate. Depois, partindo de relatos de situações
reais vivenciadas pela autora ou por pessoas próximas, são discutidos alguns
dos principais problemas que percebo nas práticas curriculares desenvolvidas
na educação de jovens e adultos, como a infantilização dos educandos ou
inadequação de conteúdos e modos de abordá-los, bem como de linguagem. A
partir disso, uma reflexão mais teórica a respeito de como entendo os processos
de tessitura de conhecimentos é desenvolvida, pretendendo contribuir
para a reflexão em torno das possibilidades de superação destes problemas.
Finalmente, discuto algumas concepções de currículo e seus fundamentos
para chegar à proposição de um debate sobre as possibilidades de novos
desenhos curriculares que possam ser mais adequados aos nossos alunos da
EJA do que as propostas tradicionais.

Pubblicato

2007-08-23

Come citare

Oliveira, I. B. de. (2007). Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educar Em Revista, 23(29), p. 83–100. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático