Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”
Palabras clave:
Currículo. Conhecimento. Alfabetização. Perspectiva Discursiva.Resumen
Este texto tem a pretensão de discutir o caráter multifacetado do currículo tendo em vista sua contribuição para o adensamento das discussões sobre os processos de escolarização, notadamente para a centralidade do conhecimento. Argumentamos que o currículo se fortalece na mesma medida em que há uma aderência entre conhecimento naturalizado e seu caráter “necessário, válido e útil”. Também defendemos que os avanços tecnológicos, as práticas sociais e as dinâmicas laborais, promoveram importantes mudanças nos conteúdos curriculares e na reconfiguração do ensino da leitura e da escrita a partir de discursos marcados por essencialismos. Para tal, estabelece-se uma particular relação entre a estrutura curricular e as demandas oriundas desse processo de industrialização. Assim, discutimos como diferentes concepções de currículo ganham centralidade no campo, como o tecnicismo; o progressivismo e o currículo com ênfase no conhecimento. Por fim, consideramos que essas teorizações circulam no campo curricular, como nas políticas curriculares relativas à alfabetização, fortalecendo sua aderência ao conhecimento, que, por sua vez, segue lido como necessário, válido e útil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

