Tendências na escolarização das elites paulistanas nos Séculos XX e XXI

Autori

Parole chiave:

socialização escolar, habitus, elites, reprodução, internacionalização

Abstract

O objetivo deste artigo é problematizar questões sobre a frequência no ensino básico de quatro gerações da elite paulistana dos século XX e XXI. Trata-se de análise dos dados recolhidos na pesquisa Pensamento e Práticas de Cultura da Elite Paulistana1 . Com base em um questionário e entrevistas realizadas no período de 2018 a 2019, a intenção é analisar os motivos da escolha e as representações sobre as escolas. A hipótese principal apoia-se na teoria relacional dos grupos de Pierre Bourdieu, entre outras, e suas formas subjetivas e objetivas de construção de disposições de um habitus. Para desenvolver o argumento, faremos um exercício relacional entre tipos de instituições frequentadas pelos indivíduos pesquisados e seus filhos, lembrando as categorias de quadros, tempo, modalidades e disposições de cultura que se depreendem delas. Por intermédio de aspectos como a imagem dos estabelecimentos em sites institucionais, data de fundação, objetivos pedagógicos, filiações com projetos internacionais e religiosos, observamos de perto elementos de tais processos. Como resultados, sinalizamos que além de existir uma estreita correspondência entre as seleções escolares e os projetos familiares, sempre de acordo com o tempo de pertencimento às elites e os setores da economia, existiria uma tendência, desde o início do século passado, por escolas com vínculos no exterior.

Biografie autore

Maria da Graça Jacintho Setton, FEUSP

Professora Titular em Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP (SP/Brasil). Atua na área de Sociologia, Sociologia da Educação e Sociologia da Cultura, com ênfase em temas relativos aos processos educativos e socializadores numa perspectiva institucional (escola, mídia, religião, família, organizações voluntárias, ongs), grupal e individual. 

Paulo Rogério da Conceição Neves, Membro dos grupos de estudos EdGES (Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual) e do GPS (Grupo de Pesquisa Práticas de Socialização) - FEUSP

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP (SP/Brasil). Membro dos grupos de estudos EdGES (Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual) e do GPS (Grupo de Pesquisa Práticas de Socialização), ambos da FEUSP. Assessor e consultor

Pubblicato

2022-12-21

Come citare

Setton, M. da G. J., & Neves, P. R. da C. (2022). Tendências na escolarização das elites paulistanas nos Séculos XX e XXI. Educar Em Revista, 38. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85438

Fascicolo

Sezione

Dossiê Pierre Bourdieu – após 20 anos qual o legado de sua obra para pesquisas em educação?