Vitória da tradição ou resistência da inovação: o Ensino de História entre a BNCC, o PNLD e a Escola

Autori

Parole chiave:

BNCC, PNLD, Escola, História, Currículo

Abstract

Assentadas na premissa de que entre o currículo prescrito, o currículo editado e o currículo em ação ocorrem aproximações e distanciamentos cujos contornos escapam a quaisquer formas de controle prévio, debruçamonos, neste estudo, sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e os contextos escolares em que se efetivam tais políticas curriculares. A abordagem se caracteriza como pesquisa bibliográfica e documental, em que se focaliza especificamente o componente curricular História nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os resultados permitem concluir que a versão homologada da BNCC guarda estreitas relações com a tradição historiográfica que privilegia uma abordagem cronológica, linear, quadripartite/tripartite e eurocêntrica. Ao adotar como um dos procedimentos básicos a identificação dos eventos considerados importantes na história do ocidente, obstaculiza-se o acesso a outras estratégias de seleção e organização do conhecimento histórico. O PNLD, por sua vez, parece assumir o papel de guardião do currículo prescrito na BNCC, zelando pela oferta de livros e materiais didáticos que tendem a impor aos professores e estudantes uma matriz de referência descontextualizada da realidade da escola, reduzindo possibilidades de construções coletivas frente às singularidades locais e regionais. Contudo, é no currículo em ação, no cotidiano da escola, nas práticas de seus principais atores, que reside o impulso da criação, da inovação e da resistência.

Biografie autore

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Socialies ? FLACSO ? Buenos Aires. Professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Membro do grupo de pesquisa História e Ensino de História. Atua como colaboradora do Programa LAI - Laboratório dos Anos Iniciais da UEL. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Ensino de História. Membro do Conselho Fiscal da Associação do Movimento de Artistas de Rua de Londrina. Participou do Programa Nacional do Livro Didático em várias funções no período de 2003 à 2018. Coordenou o PIBID/Pedagogia (2011 -2013). Atuou na equipe de gestão do PIBID da UEL no período de 2014 - 2018. Trabalha com o Ensino de História e Educação com experiência, especialmente, nos temas: ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; formação de professores; livro didático, ensino e aprendizagem sobre as cidades.

Flávia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo/RS

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1986), especialização em Supervisão Escolar (1990) e em História Regional (1997) pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Realizou estágio pós-doutoral na Flacso/Argentina, com auxílio CAPES (2014). É professora titular aposentada da Universidade de Passo Fundo, tendo atuado nos Curso de História e Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, com experiência nas áreas de História e Educação, especialmente nos seguintes temas: ensino de história, aprendizagem, formação de professores, saberes escolares. Desenvolve os projetos de pesquisa intitulados (1) Ensino de História, Aprendizagem e Formação Docente, (2) Aprender e ensinar na contemporaneidade: desafios da/na escola e (3) Interações discursivas em sala de aula: a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Fundamental. Foi editora-chefe da Revista Espaço Pedagógico (Faed/PPGEdu/UPF) no período de 2012 a 2019. Tem experiência na avaliação institucional de livros didáticos de História, pelo Programa Nacional do Livro Didático. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação-Gespe, membro do Grupo de Pesquisa em Alfabetização-Gepalfa/UPF; do Grupo Oficinas de História (Rio de Janeiro) e do Projeto Residente: Jovens (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

Pubblicato

2021-09-27

Come citare

Oliveira, S. R. F. de, & Caimi, F. E. (2021). Vitória da tradição ou resistência da inovação: o Ensino de História entre a BNCC, o PNLD e a Escola. Educar Em Revista, 37. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77041

Fascicolo

Sezione

Dossiê-Bases Nacionais e o Ensino de História embates, desafios e possibilidades na/entre a Ed. Bás. e a form. de prof