AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE COMO PRÁTICAS DIALÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

Palabras clave:

Educação infantil. Avaliação institucional. Formação docente.

Resumen

Este artigo, integrado à pesquisa que focaliza a avaliação institucional na educação infantil no contexto de um município brasileiro, analisa os movimentos formativos docentes decorrentes dessa ação avaliativa. Com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, a referida pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com procedimentos de análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas. No escopo deste texto, focalizam-se, especialmente, os enunciados expressos nas entrevistas realizadas com onze docentes. A análise dos dados evidencia a configuração de um evento marcado pela multiplicidade de vozes que compõem o debate sobre a qualidade da educação infantil ofertada, em articulação com a defesa do direito das crianças à educação e do reconhecimento e valorização dos docentes. Conclui-se que a avaliação institucional encerra grande potencial formativo para os envolvidos, uma vez que pode instar movimentos dialógicos situados numa pauta em disputa nas políticas públicas atuais.

Biografía del autor/a

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES; Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Vitória-ES; Professora no Curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Vila Velha-ES, Brasil; 

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Educação pelaUniversidade Federal do Espírito Santo. Professora no Programa de Pós Graduação da Ufes.

Publicado

2019-12-06

Cómo citar

Vieira, M. N. de A., & Côco, V. (2019). AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE COMO PRÁTICAS DIALÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educar Em Revista, 35(78), 303–323. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69827

Número

Sección

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