Testemunhos orais e fotográficos: relatos de memórias das ações culturais do Mobral na comunidade sertaneja

Autores/as

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Memória, oralidade, sertão

Resumen

Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no período de 2015 a 2018, no sertão de Alagoas, que teve como foco as ações desenvolvidas no Programa Mobral Cultural, implementado pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), apoiando-se na História oral, Alberti (2008) e Bosi (1994), privilegiando como fontes as entrevistas e também a fotografia de Cartier-Bresson (1971), Guran (2011) e Leite (1993). Objetivou apresentar as narrativas memorialísticas advindas das fontes mencionadas de dois sujeitos inseridos no contexto das atividades culturais do referido Movimento, surgidas das indagações: A presença de ações culturais incentivadas pelo Mobral cultural ocasionou a valorização da cultura popular sertaneja? Quais os significados para os sertanejos das iniciativas culturais ofertadas? As fontes orais e visuais trouxeram novas reflexões em relação ao lugar – Sertão alagoano – e nos fizeram perceber as ressignificações que foram possíveis em um Movimento com a dimensão que teve o Mobral, na época da Ditadura Civil-militar.

Biografía del autor/a

Jailson Costa da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Professor do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Piranhas), área: Formação de Professores. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, com período sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação pela UFAL (2013). Especialista em Inspeção e Coordenação Pedagógica. Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de jovens e Adultos, com atuação na formação de Educadores do PROJOVEM Urbano. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GIPEJA/IFAL/CNPq), Vice-líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (MULTIEJA/UFAL/CNPq), membro do Grupo de Pesquisa Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas e processos educativos (ProPEd/UERJ/CNPq). Tem experiência docente na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Fundamental I e II e na Formação Docente em nível superior, como professor substituto do Centro de Educação (CEDU - UFAL - 2016-2017), com atuação na área de didática e práticas de ensino. Desenvolve pesquisas no campo da História e Política, sob os enfoques da História Oral e Memória.

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Pedagoga. Pós-Doutora em Formação Docente pela Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Linguística. Professora da Graduação em Pedagogia e da Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira (Cedu/Ufal). Líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja). E-mail: naide12@hotmail.com

Publicado

2019-11-01

Cómo citar

Silva, J. C. da, & Freitas, M. L. de Q. (2019). Testemunhos orais e fotográficos: relatos de memórias das ações culturais do Mobral na comunidade sertaneja. Educar Em Revista, 35(77), p. 299–319. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67277

Número

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