Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens
Palabras clave:
percepções, estagiários, práticas de avaliação das aprendizagensResumen
A avaliação das aprendizagens tem de constituir, sobretudo, uma prática realizada para promover as aprendizagens nos alunos. Deste modo, foi nossa intenção aceder às percepções dos estagiários do 1º ciclo do ensino básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens. Para isso foi administrado um questionário de questões abertas à totalidade dos estagiários no fim do estágio do ano letivo de 2016/2017. Da análise de conteúdo feita às respostas escritas, foi possível perceber que, tendo eles uma percepção da avaliação das aprendizagens numa lógica formativa, afirmaram ter realizado práticas de avaliação formativa pontuais e contínuas, o que lhes possibilitou elaborar um diagnóstico dos processos de aprendizagem dos alunos, dar-lhes feedback e regular esses processos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

