Impasses atuais da relação educativa: o fracasso escolar, uma janela aberta sobre nossa contemporaneidade
Palabras clave:
Fracasso escolar, Sistema educativo, Psicanálise, Afetos, DesejoResumen
Partindo de uma abordagem psicanalítica no campo da educação, esse artigo quer fazer emergir "um outro discurso" em relação ao fracasso escolar, em francês dito "décrochage scolaire", com base na análise do material resultante de uma pesquisa realizada pela equipe Clinique de l'éducation et de la formation (CLEF-CIRCEFT) entre 2013 e 2016 na Île de France. O cruzamento entre as questões que emergem do discurso dos sujeitos encontrados nos diversos campos, alunos e profissionais, e a resposta institucional ao que se tornou um "fenômeno" , parece assinalar um tipo de fracasso do encontro entre adultos e adolescentes. O artigo propõe então a leitura dos processos de fracasso escolar como uma manifestação dos novos impasses, aos quais a relação educativa em nossa contemporaneidade deve fazer face.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

