Relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskiana

Autores/as

  • Edival Sebastião Teixeira

Palabras clave:

aprendizagem e desenvolvimento, periodização da escolarização, Vigotski, learning and development, periodization of the schooling

Resumen

O artigo apresenta algumas reflexões, na perspectiva da psicologia histórico- cultural, sobre o aspecto do tempo na aprendizagem, sobretudo a que se processa no contexto da educação escolar. O texto foca o problema das relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Ao enfatizar implicações dessas relações para a periodização da escolarização, o trabalho levanta alguns argumentos para um questionamento das periodizações estanques de um ano, como a da seriação, ou mesmo das periodizações de mais anos letivos, como as que vêm sendo chamadas genericamente no Brasil de ciclo de aprendizagem.

Cómo citar

Teixeira, E. S. (2005). Relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskiana. Educar Em Revista, 21(26), p. 215–231. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735

Número

Sección

Demanda Contínua