Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf

Autori

  • Dulciene Anjos de Andrade e Silva Universidade do Estado da Bahia

Abstract

Este artigo busca relacionar os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf, iniciativa educacional concebida por Rudolf Steiner, orientada epistemológica e didático-metodologicamente para a formação multidimensional do educando, com o conceito de ludicidade desenvolvido por Cipriano Luckesi: um estado interno do sujeito que age e/ou vivencia uma atividade de forma plena. Identifica que, ao transcender a concepção reducionista e instrumental do processo de aprendizagem e voltar-se para a integração do pensar, sentir e fazer no processo formativo do educando, a Pedagogia Waldorf apresenta-se como um modelo efetivo de educação lúdica e, portanto, consoante com o paradigma educacional da contemporaneidade.

 

Palavras-chave: formação global do educando; ludicidade; Pedagogia Waldorf.

Pubblicato

2015-06-12

Come citare

Anjos de Andrade e Silva, D. (2015). Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf. Educar Em Revista, 31(56), p. 101–113. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41463

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático