O convívio concomitante e frugal das escolas elementares públicas e privadas paulistanas

Autores/as

  • Eliane Mimesse Prado Centro Universitário Internacional

Palabras clave:

Escolarização elementar, ensino, história da educação brasileira

Resumen

Este artigo analisa as escolas elementares existentes na cidade de São Paulo nos anos iniciais do século XX. Serão analisadas apenas as escolas públicas isoladas e as privadas elementares subsidiadas pelo governo italiano. O período escolhido justifica-se pelo alto número de escolas subsidiadas em funcionamento na cidade. Objetiva-se entender como os governos paulista e italiano geriram essas escolas na cidade. As fontes utilizadas para esta pesquisa foram o periódico Fanfulla; os relatórios de diretores e inspetores do ensino, existentes nos Annuarios do Ensino do Estado de São Paulo, alocados no acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo; e o Annuario delle scuole italiane all’estero governative e sussidiate, que se encontra no acervo da Biblioteca Nazionale Centrale di Roma. A fundamentação baseou-se, entre outros autores, em Pereira (2010), que trouxe o contexto da cidade paulistana no período estudado; Souza (2009), por focar a escolarização primária; Salvetti (2014), que descreveu a constituição da associação “Dante Alighieri”. Considera-se que as escolas subsistiram concomitantemente com objetivos similares, mas o governo paulistano conseguiu suprir, paulatinamente, em parte, a defasagem das vagas, solapando as escolas subsidiadas.

Biografía del autor/a

Eliane Mimesse Prado, Centro Universitário Internacional

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias.

Publicado

2015-10-30

Cómo citar

Prado, E. M. (2015). O convívio concomitante e frugal das escolas elementares públicas e privadas paulistanas. Educar Em Revista, 31(58), p. 183–198. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40994

Número

Sección

Demanda Contínua