Apresentação

Autori

  • Cristina Teixeira Universidade Federal do Paraná
  • Pablo Ángel Meira-Cartea Universidade de Santiago de Compostela

Abstract

A questão ambiental é um dos desafios colocados pela sociedade contemporânea a todos os níveis de formação institucionalizados, em especial, ao ensino superior. Este desafio tem apontado para a necessidade de construção de um novo projeto de universidade, que leve em conta as inovações na formação acadêmica que articulam novos arranjos de conhecimento e outras possibilidades de relação entre a ciência, a prática social e as políticas públicas. As instituições de ensino superior respondem a este desafio recompondo a problemática ambiental que a ela retorna, levantando outras questões e interferindo, sobretudo, na pesquisa e na formação acadêmica. Complexidade, interdisciplinaridade, educação ambiental, sustentabilidade e outros conceitos e noções passam a fazer parte do vocabulário da cultura acadêmica. A graduação e a pós-graduação reconstroem os espaços de conhecimento e criam novos cursos de formação para atender as solicitações da sociedade em torno da questão ambiental. Se há um processo de ambientalização da universidade em marcha, há o seu corresponde em termos de formação de ideias, opiniões, representações e conhecimentos.

Pubblicato

2014-10-13

Come citare

Teixeira, C., & Meira-Cartea, P. Ángel. (2014). Apresentação. Educar Em Revista, p. 11–13. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38040

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático