Apresentação

Autori

  • Maria de Fátima Quintal de Freitas Universidade Federal do Paraná
  • Jusamara Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

O Dossiê, que ora apresentamos ao leitor, organizou-se em torno do eixo temático Educação, Cotidiano e Participação: Desafios e contribuições para a formação, levando em conta os desafios atuais enfrentados nos diversos contextos de formação. Além disso, buscou também identificar contribuições epistemológicas para esse processo de formação e para compreender a participação cotidiana e cidadã, presentes nos diferentes trabalhos de investigação aqui tratados. Os autores dispuseram-se, dessa maneira, a construir intersecções entre o seu campo de pesquisa e a área da educação, nos componentes pedagógico-formativos, enfatizando as dimensões da participação que se expressam e têm visibilidade no cotidiano educacional. Os trabalhos propostos reúnem produções teórico-empíricas resultantes das linhas de pesquisa e de atuação dos diversos autores que, em seus programas de pós-graduação e em seus grupos de investigação e trabalhos de formação, têm contribuído para o aprofundamento teórico-conceitual na temática apresentada neste dossiê. O recorte teórico-epistemológico adotado pelos(as) autores(as) fundamenta-se no campo de suas produções bibliográficas e das linhas de investigação que desenvolvem em diferentes campos, como a educação, psicologia social e direitos humanos, sociologia da educação, participação comunitária e cidadã, educação musical, psicologia comunitária e política. 

Pubblicato

2014-07-01

Come citare

Freitas, M. de F. Q. de, & Souza, J. (2014). Apresentação. Educar Em Revista, 30(53), p. 15–18. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36588

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático