Educação em tempo integral: direito e financiamento

Autores/as

  • Janaína S.S. Menezes UNIRIO

Resumen

O artigo tem por objetivo analisar e os desafios associados ao financiamento da educação em tempo integral. Parte-se da análise dos mo(vi)mentos legais relacionados à Educação Integral (em tempo) integral presentes na Constituição Federal de 1988 e nas normatizações que se seguiram à sua promulgação, chegando ao Fundeb. Paralelamente são destacadas as políticas, os programas e os dados estatísticos associados ao financiamento da educação em tempo integral. Partindo do entendimento de que a garantia dos direitos sociais e, em especial, a garantia à educação (integral) se faz a fonte estáveis e suficientes de recursos, o texto revela que, no período investigado, ocorreram avanços que possibilitam às instâncias subnacionais o desenvolvimento de políticas vinculadas à educação em tempo integral.

Biografía del autor/a

Janaína S.S. Menezes, UNIRIO

Doutora em Educação, professora da UNIRIO

Publicado

2012-11-29

Cómo citar

Menezes, J. S. (2012). Educação em tempo integral: direito e financiamento. Educar Em Revista, 28(45), p. 137–152. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30033

Número

Sección

Dossiê Temático