Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância

Autores/as

  • Teresa Galloti Florenzano INPE
  • Suely Franco Siqueira Lima INPE
  • Elisabete Caria Moraes INPE

Resumen

O sensoriamento remoto e o sistema de informações geográficas (SIG) são recursos didáticos de grande potencial para diferentes áreas e níveis de ensino.  Para capacitar professores no uso dessas geotecnologias foram criados dois cursos a distância.  O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com esse tipo de capacitação oferecida a professores de escolas da rede pública e privada do Brasil. Para ensinar técnicas de processamento de imagens e SIG, foram preparados para os professores tutorias específicos, bem detalhados.  Os materiais e os métodos utilizados mostraram-se adequados, apesar de somente cerca de 50% dos professores terem alcançado um bom desempenho nas atividades propostas.  Os resultados obtidos mostraram a necessidade de se investir não só na formação continuada, mas também na formação inicial dos professores.

Biografía del autor/a

Teresa Galloti Florenzano, INPE

Doutora em Geografia Física. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Suely Franco Siqueira Lima, INPE

Mestre em Ciências Ambientais. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Elisabete Caria Moraes, INPE

Mestre. em Ciências Ambientais. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Publicado

2011-09-29

Cómo citar

Florenzano, T. G., Lima, S. F. S., & Moraes, E. C. (2011). Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância. Educar Em Revista, 27(40), p. 69–84. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24283

Número

Sección

Dossiê Temático