Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down
Palabras clave:
mães, Síndrome de Down, educação inclusiva, mothers, Down Syndrome, inclusive education.Resumen
Este artigo sintetiza dados de uma investigação realizada em Natal/ RN, a respeito da visão de mães sobre o filho com Síndrome de Down e sua educação, em escolas regulares, assim como analisa a sua participação no processo educativo e as expectativas em relação ao seu futuro. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vistas à melhor compreensão da problemática estudada. Empregou-se, como instrumento de coleta de informações, a entrevista estruturada. A partir das informações coletadas e analisadas, apreende-se que as mães, ao optarem pela escola regular, buscaram oferecer o melhor para seus filhos em termos educacionais. De forma geral, evidenciaram uma visão otimista sobre eles e crença em suas possibilidades, o que as fez buscar investir, de forma mais acentuada, na sua educação, visando ao seu crescimento pessoal, assim como ao seu desenvolvimento cognitivo e social.
Mothers views on their children with Down Syndrome in relation to the educational process
Abstract
This article presents the results of an invesigation carried out in Natal/ RN, which aimed at identifying mothers views on her son/daughter with Down syndrome, as well as his/her integration in the regular school system. It also analyses each mothers participation in her son/daughters educational process, and her expectations in relation to his/her future. In the study, a qualitative approach was adopted, aiming at a clearer understanding of the problem under consideration. The data collection instrument adopted was the structured interview. The analysis of the collected data suggests that the mothers choice for the regular school system reflected an endeavour to provide their children with the best educational alternative. In general, the mothers showed an optimistic view of their children and confidence in their possibilities, which motivated them to make a significant investment on their education, aiming at their personal growth and social and cognitive development.
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

