Adolescência prolongada: o tempo que não se quer deixar passar
Palabras clave:
adolescência prolongada, adolescência expandida, abuso de drogas, extended adolescence, prolongued adolescence, drug abuse.Resumen
Os autores fazem uma revisão da literatura sobre adolescência, dentro de uma visão psicanalítica, motivados pela análise de um texto de ROUANET (1992) e pela maior freqüência do quadro clínico de adolescência prolongada em consultório. Conceituam o termo adolescência expandida, e adolescência prolongada, relatando alguns casos clínicos referentes ao abuso de drogas com etiologia atribuída à imaturidade da adolescência prolongada. Mostram ser comum hoje encontrar um número significativo de jovens adultos que prolongam sua adolescência, influenciados pela sociedade, com a tolerância ou até incentivo da família. Há necessidade de maior reflexão sobre o assunto para criação de condições de mudanças sociais e psicológicas, que só serão possíveis com a aceitação do fato de que todos temos de envelhecer e morrer. Em outras palavras, abandonar posições infantis.
Abstract
Authors have been revising literature on adolescence from a psychoanalytical view, influenced by the analysis of Rouanet´s work ( 1992) and also because extended adolescence is becoming more and more often. The concept of extended or prolongued adolescence, related to some clinical cases such as drug abuse with ethiology attributed to immature extended adolescence has been presented. Nowadays it is very common to find many young adults who postpone the end of their adolescence , influenced by society or even incentivated by the family. Better reflexion concerning changes of social and psychological conditions is a must, and these changes are likely to happen when we accept the fact that we are growing old and dying. In other words, childish attitudes should no longer exist.
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

