Competência metalinguística antes da escolarização formal

Autores/as

  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco
  • Raffaela Asfora Universidade Federal de Pernambuco
  • Bianca Queiroga Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria da Graça Dias Universidade Federal de Pernambuco

Resumen

A proposta do artigo é explorar a relação entre habilidades linguísticas e

metalinguísticas, tanto antes da escolarização formal como nos primeiros

anos escolares, e discutir o conceito de metalinguagem sob a perspectiva

de diferentes disciplinas: a linguística e a psicologia. No que se refere à

relação entre o conhecimento linguístico e metalinguístico, discute-se a

diferenciação de habilidades decorrentes do uso da linguagem e habilidades

de reflexão consciente sobre as estruturas e funcionamento da linguagem.

Apesar dessa diferenciação, o estudo ressalta a importância do desenvolvimento linguístico para o desenvolvimento das competências metalingüísticas que serão requeridas durante a aprendizagem formal da leitura e escrita. Quanto às diferentes perspectivas de estudo da metalinguagem, o artigo explica que enquanto a linguística está interessada em detectar palavras que se referem exclusivamente a outras palavras ou classes de significados, tendo como base o significante já existente no uso da língua; a psicologia busca a compreensão da atividade metalinguística, sob o ponto de vista do sujeito, através da manipulação reflexiva da linguagem. Por fim, ressalta-se a importância de tais aquisições para o sucesso na aprendizagem nos anos iniciais da alfabetização.

Biografía del autor/a

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Oxford. Professor titular da Universidade Federal de Pernambuco

Raffaela Asfora, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora daUniversidade Federal de Pernambuco

Bianca Queiroga, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Universidade Federal de Pernambuco.

Maria da Graça Dias, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Oxford. Professora da Universidade Federal de Pernambuco

Publicado

2010-12-24

Cómo citar

Roazzi, A., Asfora, R., Queiroga, B., & Dias, M. da G. (2010). Competência metalinguística antes da escolarização formal. Educar Em Revista, 26(38), p. 43–56. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312

Número

Sección

Dossiê Temático