A mobilização de saberes nas práticas de professores nos anos iniciais: um estudo de caso
Mots-clés :
habitus, saberes, habitus professoral, knowledge, teacher´s habitusRésumé
O presente artigo retrata o desenvolvimento de uma pesquisa sobre como o
professor dos anos iniciais mobiliza saberes no exercício da atividade docente.
A linha da pesquisa foi a de formação de professores e a abordagem
metodológica foi qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os
dados foram coletados por meio de questionário, entrevista semi-estruturada,
autobiografia e relato oral, microetnografia usando vídeo e observações das
práticas pedagógicas de quatro professoras de uma escola com caráter filantrópico
do município de Santa Maria, RS, da Pré-Escola à 4ª série do Ensino
Fundamental. Na pesquisa, os conceitos de habitus e de saberes foram
tomados como elementos conectados, numa inter-relação dialética, em que o
primeiro foi compreendido como elemento mediador do processo de
mobilização de saberes pelas professoras. Desta inter-relação um habitus
professoral constitui-se, dando identidade ao trabalho das docentes nos
anos iniciais.
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