Processos avaliativos e docência na Educação Infantil: diálogos cotidianos

Auteurs-es

Mots-clés :

Educação Infantil, Avaliação para aprendizagem, Avaliação da criança, Cotidiano escolar, Formação docente e avaliação.

Résumé

O artigo se inscreve no debate sobre a avaliação na Educação Infantil, com o objetivo de refletir sobre a potência da relação entre professoras e crianças na composição de práticas avaliativas que problematizem sua dimensão classificatória e se conectem à formação docente continuada. Constitui-se pelo entrelaçamento de investigações inscritas no campo teóricometodológico da pesquisa com o cotidiano, realizadas com professoras e crianças, que assumem o diálogo como método, envolvendo observação da dinâmica escolar, interação com as crianças e produção de narrativas em registros docentes. O trabalho vale-se, ainda, de pesquisa bibliográfica sobre avaliação e Educação Infantil. A articulação entre as pesquisas evidencia as dimensões dialógica, reflexiva, investigativa e participativa da avaliação como centrais numa proposição que afirma a relevância da ação docente, na criação e encaminhamento do trabalho, e a necessidade da presença infantil no processo, reiterando a criança como sujeito de direitos. Assim, a avaliação, nas práticas cotidianas, volta-se à compreensão das aprendizagens infantis, à organização das ações docentes e à indicação de temas relevantes para a formação continuada das professoras, como atividade integrada aos atos escolares. Nesse percurso emerge a possibilidade de uma docência infantil, em diálogo com o cotidiano como espaçotempo de aprendizagens, ensino e tecelagem de conhecimentos, desde epistemologias múltiplas, no qual se formulam questões, voltadas às dimensões praticoteóricas do trabalho com as infâncias.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Teresa Esteban, Universidade Federal Fluminense

Pedagoga, com Graduação na Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Educação pela mesma universidade, Doutorado em Filosofía y Ciencias de La Educación pela Universidade de Santiago de Compostela e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México e na Universidade do Minho. É Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação da UFF, nos cursos de Mestrado e Doutorado.

Virgínia Louzada, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pedagoga, com Graduação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. É Professora Adjunta II da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), na Linha de Pesquisa “Infância, Juventude e Educação”.

Ana Cristina Corrêa Fernandes, Universidade Federal Fluminense

Pedagoga, com Graduação na Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro. Especialização em Educação Infantil e em Leitura: Teoria e Prática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. É professora na Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis, da Universidade Federal Fluminense.

 

Publié-e

2021-11-29

Comment citer

Esteban, M. T., Louzada, V., & Corrêa Fernandes, A. C. (2021). Processos avaliativos e docência na Educação Infantil: diálogos cotidianos. Educar Em Revista, 37. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78253

Numéro

Rubrique

Dossiê - Desafios da Avaliação na e da Educação Infantil