Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas
Mots-clés :
Memória bibliográfica, pressupostos, criança, infância e educação infantilRésumé
O artigo apresenta uma memória bibliográfica das pesquisas para, com
e sobre criança, infância e educação infantil, apontando autores e textos
assumidos como pressupostos epistemológicos desse emergente campo de
investigação. Sem a pretensão de fazer análise exaustiva, o texto expõe as
referências predominantes entre os pesquisadores por meio de uma pesquisa
teórica e bibliográfica construída com base em todas as referências utilizadas
entre os anos de 2006 e 2016. A partir dos termos “criança”, “infância” e
“educação infantil” foram catalogadas em bancos de dados todas as fontes
bibliográficas citadas em dissertações, teses, artigos de revistas e trabalhos
completos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-
Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) disponíveis on-line. Após o
exame de todo o material, foram identificados autores e textos mais citados
pelos pesquisadores. Como resultado, fica evidenciada uma diversidade
de aportes teóricos e metodológicos como base epistêmica da memória
bibliográfica desse campo de pesquisa.
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