Gestão educacional e materialização do direito à educação: avanços e entraves

Auteurs-es

  • Cristiane Machado Universidade Estadual de Campinas
  • Pedro Ganzeli Universidade Estadual de Campinas

Mots-clés :

Gestão educacional, Direito à educação, Legislação.

Résumé

O artigo problematiza, a partir de informações do Censo Escolar da Educação Básica de 2016, se e como a gestão educacional tem materializado o direito à educação consagrado na Constituição Federal de 1988. Parte-se do princípio de que proclamar direitos é distinto de efetivá-los. O estudo compõe pesquisa que investiga perspectivas e nuances da garantia do direito à educação, com ênfase na educação básica. O texto recupera a trajetória da vicissitude do direito à educação nas constituições brasileiras e analisa dados recentes referentes ao atendimento escolar na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio no país. Conclui que, embora tenhamos avançado em alguns aspectos da efetivação do direito à educação, ainda temos um longo caminho a ser trilhado para o cumprimento integral do disposto na Carta Magna de 1988, especialmente em relação ao acesso à educação infantil e ao ensino médio e à permanência e sucesso escolar no ensino fundamental.

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Publié-e

2018-04-06

Comment citer

Machado, C., & Ganzeli, P. (2018). Gestão educacional e materialização do direito à educação: avanços e entraves. Educar Em Revista, 34(68), p.49–63. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57215

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático