Tecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares
Keywords:
Tecnologias digitais móveis, Territorialidades, Cotidiano escolarAbstract
As tecnologias digitais móveis têm engendrado práticas reterritorializantes, a partir das quais os interagentes/praticantes têm criado espaços/tempos outros para ser, estar, criar e viver. O cotidiano escolar também vem sendo marcado intensamente pelas táticas de seus interagentes/praticantes que criam territorialidades outras a partir dessas tecnologias.Em vista disso, buscamos refletir sobre os movimentos ocorridos nos cotidianos escolares a partir da chegada das tecnologias digitais móveis em três escolas públicas do ensino fundamental; para tanto, desenvolvemos uma cartografia dos processos que envolvem o fenômeno, descrevendo e buscando encontrar/identificar suas intensidades.Como resultados da pesquisa, apontamos a criação de territórios onde o digital passa a ser estruturante de práticas de produção de conteúdos, conhecimentos e significados e de reorganização do espaço escolar.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

