Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância

Auteurs-es

  • Maria Teresa Menezes Freitas Universidade Federal de Uberlândia
  • Aléxia Pádua Franco Universidade Federal de Uberlândia

Résumé

Este artigo tem por objetivo problematizar e discutir os desafios de formar professores autores e formadores para atuar em cursos na modalidade a distância, a partir de experiências e reflexões acumuladas pelas autoras em atividades de docência e gestão no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia - CEAD/UFU. O artigo é organizado em torno de duas questões básicas: Existe a necessidade de formar docentes, atuantes em cursos presenciais, para atuar em EaD? Que práticas formativas podem contribuir para que o professor possa se apropriar de detalhes fundamentais para o sucesso do trabalho profissional no contexto da EaD? O estudo é resultado de uma sistematização reflexiva, em diálogo com experiências e pesquisas no contexto da formação docente, levando em conta as especificidades e os desafios da docência na EaD. Tomando para análise a produção de professores que participaram do Curso de Formação de Professores Autores para atuar na EaD oferecido pelo CEaD/UFU em 2013 e a interação entre eles e as tutoras formadoras, serão apresentados elementos que permitem identificar as concepções que fundamentam e orientam os fazeres docentes dos educadores e suas resignificações, apropriações e/ou construção de conhecimentos decorrentes da experiência e das exigências demandadas pela EaD.

Comment citer

Menezes Freitas, M. T., & Pádua Franco, A. (2014). Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância. Educar Em Revista, p. 149–172. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático