O estado da arte de pesquisas sobre a educação de surdos no Brasil de 2007 a 2011

Auteurs-es

  • Karina Soledad Pagnez Universidade de São Paulo
  • Cássia Geciauskas Sofiato Universidade de São Paulo

Mots-clés :

Educação de Surdos, Libras, Surdez, Pesquisas

Résumé

Este artigo apresenta os resultados de um estudo quantitativo-descritivo das pesquisas realizadas no Brasil no período de 2007 a 2011, com a busca realizada nos resumos de teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses da Capes (www.capes.gov.br), tendo como palavras-chave: educação de surdos e Libras. A fim de analisar o corpus encontrado, foram definidas as seguintes categorias: (i) modalidade de produções, (ii) produções por ano, (iii) produções acadêmicas por universidades, (iv) áreas de concentração por ano, (v) temáticas escolhidas e quantidades por ano, (vi) tipos de pesquisa e quantidade por ano, (vii) referenciais teóricos relacionados à surdez e quantidades de citações por ano, (viii) órgãos de fomento à pesquisa. Destaca-se que, no período de cinco anos, foram defendidos 349 trabalhos, dentre os quais 281 dissertações de mestrado, 16 teses de doutorado e nove mestrados profissionais. A Universidade Federal de Santa Catarina foi o local em que foram realizadas 32 pesquisas no período, onde a área da Educação concentrou o maior número de trabalhos, totalizando 129, e a escolarização de surdos apresenta-se como temática recorrente com 30 trabalhos defendidos. O autor mais citado nos trabalhos é Vygotsky. De modo geral, os resumos apresentam limitações para a análise, o que impõe um desafio quanto à qualidade dos resumos das pesquisas que constam neste banco de dados.

Bibliographies de l'auteur-e

Karina Soledad Pagnez, Universidade de São Paulo

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, docente do departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada na Faculdade de Educação da Usp. Coordenadora da área de Educação Especial no curso de pós-graduação da Feusp.

Cássia Geciauskas Sofiato, Universidade de São Paulo

Pedagoga, Mestre e Doutora em Artes, docente do departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Publié-e

2014-03-10

Comment citer

Pagnez, K. S., & Sofiato, C. G. (2014). O estado da arte de pesquisas sobre a educação de surdos no Brasil de 2007 a 2011. Educar Em Revista, 30(52), p. 229–256. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33394

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