Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife

Auteurs-es

  • Monica Folena Araújo UFRPE
  • Tereza Luiza de França UFPE

Mots-clés :

educação ambiental, formação de professores de biologia, universidades

Résumé

A formação de professores é processo complexo e o papel de formar professores
de biologia para atuar efetivamente com a Educação Ambiental
(EA), em todos os níveis de ensino, impõe às universidades desafios e
compromissos socioambientais complexos a serem assumidos. Tal afirmação
leva-nos a perceber quão necessário é o diálogo universidade-educação
ambiental na formação de profissionais que atuam em prol da sustentabilidade.
Tendo isto como pressuposto, o presente trabalho teve por objetivo
analisar concepções de EA de licenciandos em ciências biológicas das duas
universidades públicas federais do Recife e refletir sobre as contribuições
desses espaços formativos na formação de professores, pois as concepções
de EA construídas na universidade têm relação direta com a prática docente
exercida. Para tal, aplicamos questionários a estudantes de último período
de ambos os cursos. Verificamos que há predomínio das concepções de
EA como educação voltada ao meio ambiente e EA como educação para
a sustentabilidade. Entretanto, encontramos também a concepção de EA
como área da biologia, o que significa reduzi-la aos conceitos desta área do
conhecimento e afastá-la da área educacional. Os resultados apontam para
o compromisso acadêmico das universidades em garantir a EA na formação de professores e para o necessário processo de discussão e reflexão ampla
sobre questões socioambientais que visem o fortalecimento das instituições
e, consequentemente, a formação de professores.

Bibliographies de l'auteur-e

Monica Folena Araújo, UFRPE

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Brasil. E-mail: monica.folena@gmail.com

Tereza Luiza de França, UFPE

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. E-mail: sansilsi@uol.com.br

Publié-e

2013-08-08

Comment citer

Araújo, M. F., & de França, T. L. (2013). Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife. Educar Em Revista, 29(50), p. 237–252. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28682

Numéro

Rubrique

Demanda Contínua