A formação dos professores universitários na Argentina: o papel das assessorias pedagógicas

Auteurs-es

  • Gildo Volpato Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mots-clés :

assessoria pedagógica, universidade, formação docente, educação superior

Résumé

O objetivo desde estudo foi compreender o contexto histórico e o trabalho desenvolvido pelas assessorias pedagógicas na formação dos professores universitários na Argentina. A abordagem foi qualitativa e os procedimentos utilizados foram a análise documental e a entrevista semiestruturada. O lócus foi duas universidades nacionais argentinas e os sujeitos foram os assessores pedagógicos das instituições. O estudo demonstrou que apesar da garantia legal, a existência ou não das assessorias e o grau de autonomia no desenvolvimento do trabalho, dependem do nível de importância atribuído pelos gestores. Há o reconhecimento do trabalho realizado, principalmente por parte dos participantes dos projetos de formação. Embora possa ser considerado um avanço a existência dos assessores na estrutura organizativa, os mesmos não ocupam cargos concursados, gerando instabilidade. Da mesma forma apontam a dificuldade de sistematizarem seus conhecimentos pela falta de tempo, o que deve ser superado dada a importância do trabalho que realizam. 

Biographie de l'auteur-e

Gildo Volpato, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutor em Educação pela UNISINOS.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação -  PPGE, Mestrado em Educação  da UNESC

Publié-e

2015-08-25

Comment citer

Volpato, G. (2015). A formação dos professores universitários na Argentina: o papel das assessorias pedagógicas. Educar Em Revista, 31(57), p. 149–170. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21290

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