Adolescência prolongada: o tempo que não se quer deixar passar

Auteurs-es

  • Martial de Magalhães Câmara
  • Amadeu Roselli Cruz

Mots-clés :

adolescência prolongada, adolescência expandida, abuso de drogas, extended adolescence, prolongued adolescence, drug abuse.

Résumé

Os autores fazem uma revisão da literatura sobre adolescência, dentro de uma visão psicanalítica, motivados pela análise de um texto de ROUANET (1992) e pela maior freqüência do quadro clínico de adolescência prolongada em consultório. Conceituam o termo adolescência expandida, e adolescência prolongada, relatando alguns casos clínicos referentes ao abuso de drogas com etiologia atribuída à imaturidade da adolescência prolongada. Mostram ser comum hoje encontrar um número significativo de jovens adultos que prolongam sua adolescência, influenciados pela sociedade, com a tolerância ou até incentivo da família. Há necessidade de maior reflexão sobre o assunto para criação de condições de mudanças sociais e psicológicas, que só serão possíveis com a aceitação do fato de que todos temos de envelhecer e morrer. Em outras palavras, abandonar posições infantis.

Abstract

Authors have been revising literature on adolescence from a psychoanalytical view, influenced by the analysis of Rouanet´s work ( 1992) and also because extended adolescence is becoming more and more often. The concept of extended or prolongued adolescence, related to some clinical cases such as drug abuse with ethiology attributed to immature extended adolescence has been presented. Nowadays it is very common to find many young adults who postpone the end of their adolescence , influenced by society or even incentivated by the family. Better reflexion concerning changes of social and psychological conditions is a must, and these changes are likely to happen when we accept the fact that we are growing old and dying. In other words, childish attitudes should no longer exist.

Comment citer

Câmara, M. de M., & Cruz, A. R. (1999). Adolescência prolongada: o tempo que não se quer deixar passar. Educar Em Revista, 15(15), p. 27–34. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2051

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático