Vamos fazer da nossa vida uma obra de arte?

Auteurs-es

  • Ana Maria de Campos PUC-Campinas
  • Graziela Giusti Pachane PUC-Campinas

Mots-clés :

Produção do Conhecimento, Formação de Educadores, Educação Popular.

Résumé

Apresentamos nesse artigo uma pesquisa educacional como caminho investigativo trilhado na companhia de muitas pessoas.  Recorremos às narrativas de algumas educadoras populares para compartilhar uma experiência de formação realizada na cidade de Campinas-SP, no período compreendido entre os 2003-2004. Procuramos abordar a formação e o trabalho realizado nos grupos de alfabetização de jovens e adultos, como vivência significativa na vida de todos os participantes do processo. A relevância da experiência pode ser apreendida através das narrativas, impregnadas da compreensão que as educadoras têm de si e do trabalho que desenvolvem em parceria com formadores e educandos, todos sujeitos produtores de uma outra e nova interpretação do vivido. A atitude autoral presente nas narrativas e nas opções de vida evidenciam que a concepção emancipatória da produção do conhecimento experimentada na Educação Popular favorece o desenvolvimento da inteligência e das energias criativas das pessoas. A re-significação da vida como uma obra de arte, inconclusa e aberta, pode ser vislumbrada através dos registros dos sujeitos: educadoras e pesquisadores.  Palavras-chave: Produção do Conhecimento, Formação de Educadores, Educação Popular. 

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Maria de Campos, PUC-Campinas

Licenciatura em História pela UNESP. Mestre em Educação pela PUC-Campinas. Aluna do PPGE da PUC-Campinas.

Graziela Giusti Pachane, PUC-Campinas

Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas

Comment citer

de Campos, A. M., & Pachane, G. G. (2010). Vamos fazer da nossa vida uma obra de arte?. Educar Em Revista, 2, p. 173–190. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13557

Numéro

Rubrique

Demanda Contínua