Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira

Autores/as

  • Iana Gomes de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ricardo Boklis Golbspan Universidade Federal de Pelotas
  • Graziella Souza dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

conservadorismo, políticas educacionais, militarização da educação

Resumen

Este artigo tem como objetivo contribuir no desenvolvimento do conceito de conservadorismo no contexto da política educacional brasileira a partir de análises construídas em projeto de pesquisa acerca dessa temática. A proposição teórica que aqui apresentamos é decorrente de investigação dedicada a examinar redes políticas no escopo do avanço do conservadorismo na educação, mobilizando as categorias de “aliança conservadora” e “articulação”. A pesquisa que subsidia este trabalho é orientada pela metodologia da etnografia de redes (BALL, 2014). Ao longo deste manuscrito, demonstra-se a importância de operar com o conceito de conservadorismo tendo em vista a atual onda conservadora na educação brasileira. Para tanto, aponta-se contribuições a partir dos estudos de Apple (2003; 2013), Moll (2010) e Lacerda (2019). Na sequência, ilustra-se essas discussões teóricas por meio de uma breve análise do processo de militarização da educação no Brasil. Por fim, apresenta-se o entendimento do que é o conservadorismo na atual política educacional brasileira, sintetizando alguns dos argumentos dos autores e da autora estudados e elenca-se alguns elementos, a partir da análise, deste atual conservadorismo. Conclui-se demonstrando que características trazidas por Apple, Moll e Lacerda podem contribuir para compreender o conservadorismo na política educacional brasileira, mas que ainda persistem desafios em relação ao desenvolvimento desse conceito tendo em vista especificidades do Brasil.

Publicado

2022-11-29

Cómo citar

Gomes de Lima, I., Boklis Golbspan, R., & Souza dos Santos, G. (2022). Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira. Educar Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85338

Número

Sección

Demanda Contínua