O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia

Autores/as

Palabras clave:

autonomia, mediação, arte, educação, teatro do oprimido

Resumen

Este artigo tem como objetivo situar e demonstrar os resultados de uma investigação de pós-doutoramento que analisa uma experiência de apropriação e uso dos princípios metodológicos do Teatro do Oprimido (BOAL, 2015) em estratégias de mediação do ensino de Artes nas escolas, junto aos professores e professoras de Artes da rede de ensino do município de São José em Santa Catarina, Brasil. Apontamos alguns fatores considerados favoráveis à autonomia e à capacidade do estudante de interpretar e compor o mundo a partir de suas relações no campo do ensino/ aprendizagem desenvolvidas através de diálogos artísticos e de oficinas investigativas e comprometidas com perspectivas democráticas e livres. Nosso referencial teórico contou com as ideias de Augusto Boal no campo da dramaturgia e Paulo Freire e Immanuel Kant no campo da educação. As oficinas permitiram uma reflexão profunda sobre o momento atual da educação brasileira, totalmente profissionalizante, que não deixa espaço e tempo para aquilo que não é escrita ou cálculo. A metáfora de João e Maria possibilitou aos professores procurarem pelo olhar do estudante dentro do espaço ensino/aprendizagem e levarem em conta este olhar no processo de construção do saber dentro um espaço constitucionalmente democrático e aberto às experiências.

Biografía del autor/a

José Carlos dos Santos Debus, Instituto Cultural Rua do Fogo

É Doutor em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Possui pós-doutorado pela Universidade de Évora e atualmente é professor colaborador da Unidade de Educação de Santa Catarina (UNIESC) - Florianópolis. É membro pesquisador do Núcleo Infância, Educação e Arte (NICA/UFSC) e do Grupo de Pesquisa sobre Literatura Infantil e Juvenil (LITERALISE/UFSC). Atua na formação de professores da educação infantil e do ensino fundamental dinamizando oficinas que articulam arte e produção do conhecimento a partir dos jogos dramáticos. É presidente do Instituto Cultural Rua do Fogo.

Ângela Balça, Professora e Pesquisadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade de Évora, Portugal.

Professora e Pesquisadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade de Évora, Portugal.

Publicado

2022-03-14

Cómo citar

Debus, J. C. dos S., & Balça, Ângela. (2022). O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia. Educar Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82174

Número

Sección

Dossiê - Educação de Jovens e Adultos, políticas e processos educativos democráticos