A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização

Autores/as

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Pessoas idosas, Escolarização, Empoderamento.

Resumen

O artigo busca evidenciar a relação com o saber de pessoas idosas matriculadas em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi essencial o registrar/ destacar a voz de cada pessoa idosa, que ao falar de si e, simultaneamente, dos outros e das coisas, trouxe ao estudo científico a possibilidade de apontar as dimensões da escolarização para a vida das pessoas idosas, sobretudo ao buscar compreender quais as relações estabelecidas com o aprender podem contribuir para o processo de empoderamento emancipatório desses sujeitos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com características exploratórias, em que se dialoga com teóricos como: Freire, Charlot, Bosi, Lisboa, entre outros; além do respaldo de documentos legais e de orientação de educação. Como principais resultados aponta-se para o fato de que a escolarização na vida dos participantes idosos vem como possibilidade de se perceberem como pessoas de saberes e de cultura. Notadamente, ao ter uma postura positiva perante a velhice, quanto ao desejo de compartilhar saberes e sentimentos e de serem protagonistas da sua história, elas têm o reconhecimento e a valorização no espaço familiar e social.

Biografía del autor/a

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutoranda pela Universidade do Estado da Bahia. Docente da área de didática, formação docente e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa a Educação de Jovens e Adultos e seus elementos constitutivos: sujeitos, escolarização, práticas escolares, políticas públicas e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA EPEJA

Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Especialista em Educação Especial pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e em Psicopedagogia pela Universidade de Amparo/SP. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC), Doutoranda em Educação pelo mesmo programa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (Epeja/UFSC). com CV: http://lattes.cnpq.br/6439269765290846

Publicado

2022-03-14

Cómo citar

Laffin, M. H. L. F., & Machado, C. C. de A. C. (2022). A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização. Educar Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053

Número

Sección

Dossiê - Educação de Jovens e Adultos, políticas e processos educativos democráticos