A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Férias

Autores/as

Palabras clave:

Criança. Educação extraescolar, Férias, Atividades de lazer

Resumen

O objetivo desse estudo foi discutir a mercantilização do lazer nas Colônias de Férias. Trata-se de um trabalho qualitativo com uso de entrevistas semiestruturadas com 10 profissionais de Educação Física que atuaram em diferentes Colônias de Férias do município do Rio de Janeiro. Para a análise dos resultados foi empregada a técnica de Análise do Conteúdo segundo Laurence Bardin. Constatou-se que a Colônia de Férias é mais uma forma de lazer na figura de mercadoria. Isso atrai o uso de técnicas disciplinares por parte dos professores para que estes consigam administrar, por exemplo, grandes quantidades de alunos que ficam sob sua responsabilidade. Este fato é semelhante ao que acontece no ambiente escolar. Concluiu-se que as práticas disciplinares e a violência entre os alunos também estão na lógica de funcionamento das Colônias de Férias, o que pode dificultar o lazer como prática de emancipação, diversão e liberdade.  

 

Publicado

2020-10-25

Cómo citar

Nascimento, S. de S., & Mattos, R. da S. (2020). A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Férias. Educar Em Revista, 36. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68789

Número

Sección

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