Organização didático-metodológica das aulas de Anatomia e Fisiologia Humana: comportamento e percepção dos estudantes

Autores/as

  • Aline Marian Callegaro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Karla Marques da Rocha Professora Doutora do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional da Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Palabras clave:

organização didático-metodológica, momentos didático-problematizadores, Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana, Curso Técnico em Enfermagem

Resumen

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa, do tipo pesquisa-ação, cujo objetivo foi analisar o comportamento e a percepção dos estudantes sobre a organização didático-metodológica, através dos momentos didático-problematizadores, implementada em três aulas da Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana de um Curso Técnico em Enfermagem da cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram planejadas pelas pesquisadoras três aulas sobre os temas: sistema endócrino, tegumentar e nervoso, tendo por base a organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. As aulas foram implementadas numa turma do Módulo I, do Curso Técnico em Enfermagem, constituída por oito estudantes. Para a coleta dos dados foram utilizados diário de bordo para registro dos comportamentos dos estudantes observados em cada aula e questionário com perguntas fechadas e abertas para identificar a percepção e sugestões dos estudantes acerca da organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. Dentre os principais resultados, destaca-se a percepção da maioria dos estudantes que considerou boa e/ou muito boa a organização didático-metodológica utilizada, assim como os seus momentos constituintes (desafio inicial, melhor solução escolar no momento, desafio mais amplo e tarefa extraclasse). Sendo que alguns estudantes ainda apresentam comportamento passivo diante do processo de ensino-aprendizagem, concluindo-se que ainda existe uma necessidade de mudanças culturais neste contexto pesquisado, partindo especialmente das ações docentes.

Biografía del autor/a

Aline Marian Callegaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Engenharia de Produção - PPGEP/UFRGS (2015), Mestre em Engenharia de Produção - PPGEP/UFSM (2010), Graduada em Fisioterapia - UFSM (2008), Licenciada - UFSM (2012). Atuou como professora substituta do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes - UFRGS (2014). Atualmente é pós-doutoranda do PPGEP/UFRGS, pesquisadora do Laboratório de Otimização de Produtos e Processos - LOPP/PPGEP/UFRGS (2015 - atual) e pesquisadora do Grupo de Gestão de Risco de Desastres GRID/PPGEC/UFRGS - (2015 - atual).

Publicado

2016-03-30

Cómo citar

Callegaro, A. M., & Rocha, K. M. da. (2016). Organização didático-metodológica das aulas de Anatomia e Fisiologia Humana: comportamento e percepção dos estudantes. Educar Em Revista, 32(59), p. 251–262. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42422

Número

Sección

Demanda Contínua