Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa

Autores/as

  • Carlos Manique da Silva Universidade de Lisboa

Resumen

O objetivo do presente artigo é o de analisar um conjunto de projetos de escolas primárias desenhados pelo arquiteto Raul Lino durante a I República Portuguesa (1910-1926). O que se procura demonstrar é que os projetos em causa afirmam uma vontade de mudança relativamente a anteriores progra­mas arquitetónicos. Em causa, nesse momento histórico, um novo olhar sobre a criança e as realidades escolares e sociais; algo que tem implicações na maneira como a escola é fisicamente concebida. Nesse sentido, a reflexão organiza-se em torno de três entradas, que enquadram um conjunto de pre­ocupações pedagógicas e sociais muito presentes no período histórico em questão: i) bem-estar físico e mental da criança; ii) “ensino intuitivo”; e iii) imagem social do professor de instrução primária. Por outro lado, no que concerne à análise dos espaços edificados, adota-se como matriz analítica: i) a sua forma ou estrutura morfológica; ii) a sua função e as atividades que neles se realizam; e iii) as relações existentes entre os diferentes espaços e as respetivas funções.

Publicado

2013-09-05

Cómo citar

Silva, C. M. da. (2013). Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa. Educar Em Revista, 29(49), p. 83–102. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33293

Número

Sección

Dossiê Temático